sexta-feira, 15 de maio de 2015

Carta para os teus sonhos


Para ler ouvindo "Jogo do Contente"

Ei, menino. Estava te observando faz algum tempo. Ontem mesmo, te vi cabisbaixo, reclamando dessa tal de mudança que nunca chega. Parece que os dias continuam cinza mesmo que teu coração pulse forte toda noite desejando pelas cores. Lembro bem de quando você me contou que o teu travesseiro continua sendo o seu melhor amigo nas madrugadas de confidências, sonhos e melancolia. Sei bem como é isso. Me entrego as palavras quando nada parece ter solução.

Mas agora eu preciso te contar uma coisa. Teus sonhos não ganham asas sozinhos. É preciso determinação e coragem. Eu sei que essa coisa de deixar tudo para trás te apavora. É como se você tivesse começando do zero e, cá entre nós, o mundo é feito de gente que se assusta com a possibilidade de recomeçar. Um namoro, uma amizade, um trabalho ou até mesmo uma troca de visual: recomeçar é sair da estrada que você sabe que não vai dar em nada. E vamos ser sinceros? É muito melhor uma nova tentativa de encontrar o caminho certo do que viver uma esperança falida.

Às vezes, menino, a felicidade está ali, na porta, mas não do lado de dentro. Às vezes, a felicidade mora do outro lado da porta, e é preciso ter coragem de abri-la e ir embora. É preciso abrir mão, deixar de lado o seguro, esquecer o habitual e, simplesmente, seguir em frente. Não precisa olhar pra trás o tempo todo e se contentar com o que conseguiu até aqui. Inspire-se nas conquistas, mas saiba que daquela porta em diante existe um mundo de descobertas que pode ser seu. Ouse se desprender, ouse dizer que tudo é possibilidade, ouse inclusive duvidar do que virá. São nas certezas que mora o perigo do que é cômodo, e comodidade nunca mudou o mundo de ninguém.

Abre esse sorriso, aguenta firme o embrulho no estômago e leva contigo só o que acrescenta, menino. A felicidade pode até esperar sua coragem chegar, mas o tempo, definitivamente, está decidido a te roubar cada minuto em que você vacilou por esperar demais. Coloca na mala seus sonhos e faça uma viagem diariamente. É, aquela viagem por cada pequeno desejo. Mudar é sempre a melhor escolha quando os tons que pintaram seus dias já não colorem sua alma. Mudar é dizer que você quer mais do que o suficiente; que o habitual não te convence mais; que as coisas até aqui não te bastam.

Deixa de lado essa mania de abaixar a cabeça para os teus medos e dê espaço para que a coragem dos teus sonhos se tornem verdadeiros balões no ar. Vá em busca de um lugar que ninguém nunca saberá como é, mas que te colocará em um caminho surpreendentemente mais feliz depois que desistir de ficar parado. Se nada der certo, outras portas vão aparecer para te mostrar que o fim só existe para quem decidiu não mudar.

Nenhum comentário: