Para ler ouvindo "Rainbow"
Você chegou grande quando eu ainda era pequeno. Não parecia sonho, parecia que seria real sempre que eu quisesse. Era como uma melhor amiga, daquelas que te conforta quando seu mundo parece sumir. Ouvia todos os lamentos, deixava as lágrimas secar e dizia, em tom paciente, que tudo ficaria bem. Você era meu alívio nos dias cheios, meu refúgio nos momentos de vazio.
Com o passar do tempo, eu fui acreditando menos em você. Não que eu tenha te abandonado. Acho que eu não conseguiria viver sem você nesse lugar com tanta gente estranha e negativa. Eu precisava que você me fizesse acreditar em sua verdade. Era vital seguir de mãos dadas contigo.
Você nunca desistia. Eu admirava sua coragem de se erguer dez vezes se fosse necessário enfrentar dez quedas. Você era inspiração de muitos, uma espécie de ar quando o mundo sufoca. Isso, você era oxigênio! Era a forma mais bonita de nos manter vivos, de nos fazer levantar cedinho e acreditar que a vida ainda precisa de mais amor.
Entre os meus vacilos e a sua persistência, eu descobri o seu segredo. Você era quase como a famosa Poliana dos contos literários. Você sabia que não valia a pena gastar energia com o que atrasa o passo. Era necessário mais: mais um amanhecer, mais uma chance, mais um desafio, mais uma tentativa de terminar o dia com um sorriso no rosto. Você era como uma semente no meio de um jardim devastado.
Ainda lembro daquele dia na praça, quando aquela senhorinha com cabelos grisalhos me contou o quanto o tempo deixa as pessoas amargas, tristes, rancorosas. "Elas desistiram de sonhar, meu filho". Eu, ainda muito pequeno, não entendia direito como alguém era capaz de desistir de sonhar. Mas eu sabia que você nunca deixaria que eu deixasse de sonhar. Você sabia que sonhar era o impulso diário que nos mantém em pé. Sonhar é a ordem em meio ao caos.
Todas as noites, quando eu penso em desistir, eu lembro que você continua aqui e planto mais uma semente em mim. Mesmo sem a certeza de quando ela irá florescer, plantá-la é uma forma de tornar tudo mais leve. E quando o sol raiar, eu saberei que nosso elo está ainda mais firme e você será sempre a esperança mais forte e companheira que eu carregarei pela vida.
Texto de Patrick Moraes
Foto de Marcelo Morais
Esse texto faz parte do projeto Cinco Lados
"Desafio 9 - Um texto baseado na definição de uma palavra"
Um comentário:
<3
Postar um comentário